Arquivos do blog

terça-feira, 24 de junho de 2008

Utilização das Novas Tecnologias de comunicação no processo ensino-aprendizagem.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
PÓLO UNIVERSITÁRIO DE PONTALINA
Discente: AIRIS ALVES DA SILVA
Curso: Ciências Biológicas
Disciplina: Educação e Tecnologias de Comunicação Prof: André

Com relação às novas tecnologias, percebe-se que estão ampliando sua importância no processo de ensino-aprendizagem. A educação que não é em nada conservadora, ou pelo menos não deveria ser, apropria-se de ferramentas no intuito de construir nova atuação. Assim, inclusão e exclusão digitais passam a configurar o novo cenário de alunos, professores e instituições de ensino. Novas tecnologias passam a ser recursos inovadores empregados na mediação pedagógica, tais como televisão, vídeo, computador, data-show, internet e outros. Adaptar conteúdos requer um bom preparo e conhecimento dos professores, bem como disponibilidade de aparato na instituição. No entanto, a realidade demonstra outra face quando objetiva reflexões sobre a incorporação das Novas Tecnologias como recurso aos professores e ferramentas aos alunos no que diz respeito às condicionantes de estrutura física e de material, bem como ao conhecimento e acesso às novas tecnologias por parte de professores e alunos. De um lado, a escola particular com salas ou laboratórios apropriados para uso dos equipamentos e parte dos profissionais em busca da aprendizagem colaborativa. De outro, o ensino público carente de estrutura material e humana apesar dos esforços dos profissionais em usar essas ferramentas como recurso. Apesar das novas tecnologias representarem inovação na mediação do conhecimento, é preciso uma adaptação tanto das instituições quanto de seus profissionais em busca da possibilidade de uso desses instrumentos para enriquecer e diversificar o processo de ensino-aprendizagem através da experimentação de novas metodologias, resultando assim, em novas práticas pedagógicas.

Um comentário:

André Martins disse...

Aires, muito bem! Pelo menos alguém se lembrou das postagens. Está com crédito por ter sido o primeiro e me lembrado de enviar os convites. Mas quanto o ARTIGO: primeiro, não é EMENTA. Ementa é um resumo do conteúdo programático de uma disciplina,por exemplo. Já o artigo é um texto opinativo sobre um determinado tema, no qual você vai defender um ponto de vista.
O seu texto precisa melhorar bastante. Depois lhe entrego a correção. Enquanto issso, leia seu texto novamente, e procure encontrar as falhas. Até sexta-feira.